Por do Sol no Guaíba

Por do Sol no Guaíba

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Heróis Japoneses vs Heróis Americanos




Vocês já notaram a grande diferença entre os heróis americanos dos japoneses? Não estou falando apenas do traços, mas sim da essência.
E sabiam que essa diferença é baseada na população de cada país? Não? Vou explicar-lhes o porque.

Os E.U.A. gostam de passar ao mundo a imagem de serem um país poderoso e totalmente autosuficiente, praticamente não dependendo das outras nações para crescer e se fortalecer ( isto é, até o atentado de 2001 e a crise de 2008), enquanto os heróis nipônicos sempre buscam o fortalecimento através do treinamento, e sempre tem um grupo disposto a ajudar.

Ainda não entendeu? Vou dar 2 exemplos.

Este, para quem não conhece é o Superman, maior herói americano de todos os tempos. Nas suas histórias, ele liderou e inspirou gerações de outros combatentes do crime. Ele foi enviado a Terra (sim, um alienígena) por seus pais, pois seu planeta natal, Kripton, fora detruído por uma Guerra Civil. Ao chegar no nosso planeta, foi adotado por um casal, Jonathan e Marta Kent que lhe deram o nome de Clark Kent. Com o passar dos anos, ele descobriu seus incríveis poderes, que incluem a habilidade de voar, sopro congelante, visão de calor e raio x, super velocidade, super força, super resistência e super audição. Mas esses poderes vem do nosso Sol Amarelo. Quando ele é banhado pela radiação solar, ele começa a manifestar seus dons, e para ficar mais forte ou se recuperar de algum ataque, basta se aproximar da nossa atmosfera, o máximo que ele pode chegar perto do Atro Rei, e ele fica mais super que antes. Ou seja, ele pode apenas aumentar seus poderes para subjulgar seus adversários como desejar, como os americanos tentam nos mostrar que são a liderança mundial, e podem derrotar qualquer um que cruzar seu caminho. Mas, assim como o Super possui dois pontos fracos (kriptonita e magia), os E.U.A, recentemente, também demostraram que possuem ponto fracos.


Agora, vamos ao segundo exemplo. Um dos mais famosos heróis nipônicos é Son Goku, do anime Dragon Ball. Quando ainda era bebê, ele foi mandado ao nosso planeta (lembraram de alguém?) pelo Rei Vegeta, do Planeta Vegeta (=P) para dominar nossa raça, mas logo depois seu planeta é destruído por um ser maligno (mais e mais semelhanças). Chegando aqui, ele foi adotado por um velho ancião, que vivia isolado em uma floresta, que lhe deu o nome de Son Goku. Mas a criança tinha um temperamento agressivo, que só melhorou após este bater a cabeça e perder a memória, se tornando amável e gentil. Mas, infelizmente, seu avô morre quando ele ainda era uma criança, deixando-o sozinho. Mais tarde ele conhece uma moça que o convida para reunir as Esferas do Dragão, que podem realizar qualquer desejo. No caminho ele faz amigos e inimigos, que ficam cada vez mais fortes, obrigando-o a se fortalecer. Ai é que está a maior diferença entre os dois: enquanto o último filho de Kripton tinha controle sobre a fonte de seus poderes, o pequeno Goku tinha que treinar para ficar mais forte. Levou surras arrasadoras junto com seus amigos, mas sempre treinava e voltava mais forte, pronto para superar seus adversários. Isto, na minha opinião, seria uma alusão as bombas de Hiroshima e Nagazaki, que devastaram o país, que conseguiu se reerguer graças a fé e o trabalho duro de sua população, e hoje é uma das maiores potências do mundo.
 
Viram como, por trás das fantasias e roupas coloridas, eles conseguem diferenciar muito um país do outro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário